segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ORIGEM DO TRICÔ...


O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou não) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô

A origem do tricô é no Egito antigo, onde o entrelaçamento era feito com a ajuda de ossos ou madeira, esta prática era destinada tanto para roupas funcionais quanto para roupas decorativas, ocorrendo em regiões de lã abundante. A partir do Séc. XIX se passou a usar as chamadas máquinas de tricô. Durante as duas grandes guerras mundiais, as mulheres tricotavam peças para os soldados, como o gorro chamado balaclav que se tornou moda. Mas foi no final dos anos 60 que o tricô se popularizou definitivamente no mercado da moda, ocorrendo nos anos 70 um retorno ao tricô artesanal que permanece até hoje.

O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou não) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.

Pode ser feito manualmente com duas agulhas, ou só com uma que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida. Os belgas levaram a técnica aos ingleses, onde as mulheres a desenvolveram para produzir meias e cachecóis que protegessem seus maridos e filhos no inverno. Usavam fios de lã pura que elas mesmas produziam. Por isso até hoje o tricô está relacionado ao inverno, porém, com o auxílio da tecnologia ele foi reinventado, sendo levado também para as malhas de verão através de fios leves e apropriados.

O tricô pode também ser feito através de máquinas próprias chamadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muito semelhante à malha manualmente tecida.

No Brasil, as principais cidades no desenvolvimento de Tricô são:

Socorro - localizada à 132 Km de São Paulo - www.estanciadesocorro.com.br

Monte Sião - Localizada no Sul de Minas, próximo a Águas de Lindoia - www.montesião.com.br

Jacutinga - Também em Minas Gerais.



Autor : Da Redação
Fonte : Jornal Novas Técnicas

2 comentários:

  1. Oi Danuza,td bem?
    Nossa,super interessante esse post,adorei.
    Qto à colocar uma foto da Dementadora,desculpe,mas acho que não vai rolar.hehe
    Mas sabe que de aparência ela é bonitinha?
    Ela é jovem ainda,mas veio de um povoado então é bem limitada.
    Eu brinco bastante e conto essas loucuras pq no fim é divertido,mas tenho que ser honesta e dizer que ela é necessária aqui,pois tem me ajudado com a limpeza da casa.
    Tadinha,qdo eu a vejo lavando a sacada e ainda cantando,eu peço perdão à Deus e agradeço ao mesmo tempo.
    Eu não sou tao ruim,eu só curto tirar um sarrinho.
    Será que serei queimada no mármore do inverno e serei espetada por agulhas de tricô pela aternidade?
    Fiquei com medo agora.
    hehe
    Beijão querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Danuza,
    Nossa eu amei esse post viu...
    Beijos
    Vicky

    ResponderExcluir

ESPERO QUE TENHA GOSTADO!
VOU FICAR MUITO FELIZ COM O SEU RECADINHO
BEIJINHOS!!!